O cinema é encarado por muitos como uma ferramenta de impacto na sociedade. Bastando usado para abordar questões mais sérias, como também críticas e culturais, sendo considerado uma arma bastante poderosa pois pode atingir o público de diversas maneiras, tanto positivas quanto negativas.
Assumindo o papel de sétima arte o cinema tem um espaço importantíssimo para analisar a nossa história, e usar de compreensão às críticas de cada época. O cinema brasileiro busca muito evidenciar a indentidade da nação de alguma maneira, seja comportamental, cultural ou regional. Visando assim expor essa representatividade a partir das imagens e linguagens transmitidas no filme.
Neste mês de 09 a 14 de fevereiro ocorreu a semana do cinema, onde cinemas de maior parte do Brasil realizaram várias promoções e reprodução de longas antigos, e o Cinesercla em Campina Grande não foi diferente, com ingressos por R$11 e fazendo reproduções de grandes filmes como Titanic.
Vale ressaltar que a democratização do acesso ao cinema no Brasil não é um assunto de hoje, e poderia garantir a admissão da cultura a toda a população em igualdade, pois tratando-se de acessibilidade nos cinemas é importante compreender que este é composto por um bem cultural, intelectual e material.
Texto: Débora Leite
Imagens: Débora Leite
Kommentare